Saúde é um bem precioso que todos desejamos manter durante toda a nossa vida. No entanto, muitas vezes acreditamos que a longevidade é algo que não podemos controlar, que depende apenas da genética ou da sorte. Embora a genética seja um fator importante, a forma como ela se expressa pode ser influenciada por fatores modificáveis, como o estilo de vida, a alimentação, o ambiente e o acesso aos cuidados médicos. 

A tríade da jovialidade, composta pela saúde geral, saúde oral e o mindset, é fundamental para viver uma vida mais longeva, com autonomia e vitalidade. A saúde oral é tão importante quanto a saúde geral – já que faz parte dela.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou a importância da saúde oral a nível global e recomendou intervenções de saúde pública para abordar factores de risco comuns às doenças crónicas não transmissíveis e doenças orais. Adoptar um mindset de longevidade, através da mudança de comportamentos e de hábitos prejudiciais, pode ajudar na promoção de um estilo de vida saudável e uma qualidade de vida a longo prazo.

TRÍADE DE LONGEVIDADE: SAÚDE ORAL, SAÚDE GERAL E MINDSET.

Longevidade não é só sobre viver mais anos, é sobre viver com qualidade. Na tríade da longevidade, a saúde do todo representa a função basilar para a qualidade de vida – onde a saúde oral se apresenta tão importante como a saúde geral. 

SAÚDE GERAL E ORAL: UMA ASSOCIAÇÃO BIDIRECCIONAL

Estudos recentes, têm apoiado uma potencial associação bidirecional das doenças orais com doenças sistémicas, e numa meta-análise publicada recentemente por investigadores portugueses, com elevada robustez científica, foram fortemente associadas doenças orais a 28 doenças não transmissíveis – onde se incluem 5 tipos de cancros, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, depressão, condições neuro-degenerativas, doenças reumáticas, doenças inflamatória do tracto intestinal, obesidade ou asma.

A Organização Mundial de Saúde emitiu recentemente um relatório que estabelece a importância da saúde oral a nível global, e realça a sua associação bidireccional com doenças sistémicas – as condições patológicas mais comuns que podem afectar a cavidade oral são a cárie dentária, a doença periodontal, trauma e cancro oral. A maioria destas condições orais partilha factores de risco modificáveis,  que são comuns às 4 doenças crónicas não transmissíveis – são um conjunto de doenças que se caracterizam por ter uma duração prolongada e que geralmente progridem ao longo do tempo.

Normalmente as doenças crónicas não transmissíveis são doenças associadas ao estilo de vida, como alimentação desequilibrada, falta de actividade física, consumo de tabaco, álcool ou outros factores ambientais. Algumas das doenças crónicas mais comuns incluem as doenças cardiovasculares (como hipertensão arterial ou doença coronária), diabetes, cancro e doenças respiratórias crónicas.

A OMS considera que as doenças orais e outras doenças crónicas não transmissíveis (com grande impacto na saúde e qualidade de vida) podem ser reduzidas através de intervenções de saúde pública que abordam os factores de risco comum.


No Relatório de Saúde Oral da OMS são sugeridas estratégias de intervenção de saúde pública para reduzir as doenças orais e outras doenças crónicas:

– Promoção de uma dieta equilibrada, baixa em açúcares livres e rica em frutas e vegetais, e optando pela água como a principal bebida; 

– Eliminar todas as formas de consumo de tabaco; 

– Reduzir o consumo de álcool; 

– Incentivo ao uso de goteiras de protecção em desportos e outras actividades (reduzir o risco de lesões dentárias); 

– Escovar os dentes duas vezes ao dia com pasta dentífrica fluoretada (1000 a 1500 ppm)

Evitar ou gerir os factores de risco é contribuir para prolongar a saúde, evitar a doença e promover a qualidade de vida. 

A prevenção é a chave mestra para manter uma boa saúde oral e geral – e por isso os nossos comportamentos e atitudes diárias vão determinar o mindset de longevidade – são pensamentos que accionam atitudes e comportamentos que promovem um estilo de vida saudável e qualidade de vida, no presente e a longo prazo. Quando adoptamos um mindset de longevidade,  passamos a cuidar do corpo e da mente no dia-a-dia,  inclui tomar decisões saudáveis ​​e investir em atividades que promovem a saúde e o bem-estar.

BENEFÍCIOS DO MINSET DE LONGEVIDADE:

– Prevenção de doenças crónicas e orais – um mindset de longevidade pode ajudar a mudar os comportamentos e hábitos que podem levar a doenças crónicas, como dieta desajustada, falta de atividade física, ou tabagismo. Levar o foco para uma vida saudável e equilibrada pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes, cancro e outras doenças crónicas.  Da mesma forma que pode ajudar a saúde oral pela adopção de hábitos diários de higiene oral, e assim prevenir a cárie dentária, doença periodontal, que pode levar à perda de dentes, e assim manter o foco de ter um sorriso saudável e agradável ao longo do tempo. Da mesma forma que visitas regulares ao médico e médico dentista, para consulta e exames de rotina, são fundamentais para o diagnóstico precoce de qualquer patologia. 

– Promoção da Saúde Mental e Emocional: gestão de stress e ansiedade – ao adotarmos uma mentalidade que valoriza a saúde e o bem-estar, podem ser incorporadas na rotina técnicas de relaxamento ou meditativas, que beneficiam a estabilidade emocional. O mindset de longevidade pode ainda ser útil na mudança de perspectiva sobre temas relevantes nas diferentes fases da vida do ser humano. 

– Optimização da Beleza: do sorriso, rosto, corpo e cabelo. A beleza vem de dentro, e entende-se como a manifestação da saúde do todo, em funções plenas. A beleza é importante em qualquer fase da vida, e embora as suas interpretações possam oscilar, adoptar um estilo de vida saudável pode optimizar e prolongar a beleza externa do sorriso, do rosto, do corpo ou cabelo em qualquer idade. 

– Jovialidade, qualidade e propósito de vida:  embora muitas vezes seja considerada uma qualidade típica dos jovens, a jovialidade pode ser uma atitude abraçada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou da fase da vida. A optimização da saúde oral, geral e mental pode ajudar a promover uma sensação de bem-estar e equilíbrio, e encarar a vida com jovialidade e maior senso de propósito, com inúmeros benefícios na qualidade de vida. 

As atitudes baseadas num mindset de longevidade podem ajudar a prevenir doenças crónicas, como diabetes, doenças cardíacas ou cancro  além de contribuir de forma benéfica para a saúde mental, e consequentemente para o equilíbrio dos contornos físicos, que se traduz genericamente em beleza e alegria, através do sorriso. 

Tudo começa dentro de nós. A tríade da longevidade é composta na sua base pela saúde geral,  mental e oral e o mindset apresenta-se como fundamental na promoção da qualidade de vida. A prevenção é a chave para manter uma boa saúde, e investir  em atitudes e comportamentos que promovam o bem-estar, como a gestão  alimentar – mediar o consumo de açúcar e de álcool; gerir comportamentos de risco, como hábitos tabágicos ou o sedentarismo; e claro, consultar o seu médico e médico dentista regularmente para a realização de exames de rotina, já que o diagnóstico precoce é fundamental em qualquer condição patológica.  

GOSTAVA DE SABER MAIS SOBRE A CIÊNCIA DA LONGEVIDADE E COMO OPTIMIZAR A SUA SAÚDE E BEM-ESTAR AO LONGO DO TEMPO?

Saiba mais sobre a Medicina de Estilo de Vida.

Deixe um comentário

Trending